Leitura da farmácia da natureza

Leitura da farmácia da natureza

Antibiótico - Meu pai dizia pra gente que as plantas que reagiam logo eram as plantas que continham o antibiótico sarante. Se você estava com uma ferida, lavava com aquela água e podia também tomar um pouco dela, que justamente ajudava. Esses são os antibióticos sarantes que os mais velhos usavam. Não tinha farmácia, a farmácia deles eram esses arrelíquios de plantas que eram feitos mesmo em casa.
Umburana e Jurema - Boas para feridas e para frieira. Faz uma lavagem com a casca da umburana ou da jurema. A gente aprende com os mais velhos, meu pai me ensinou muito. A gente ia andando na mata e ele ensinava a gente a tirar a casca da umburana. Quando a gente tem um corte, ou está com uma frieira e precisa fazer uma lavagem, a casca da umburana é boa e a casca da jurema também. Faz um corte, tira a casca e a metade do entrecasco, deixando a pele que protege o caule da madeira, que é justamente para a planta reagir. Tira-se a casaca da umburana e rala para fazer o pó, e bota em cima de ferida. A própria água da casca da umburana é sarante.
Pepaconha, Cumaru e Aroeira - Para gripe e para expectorar. Faz um xarope da raiz da pepaconha.Também tem lambedor de cumaru e com a casca de aroeira. Me lembro muito bem que mamãe fazia esses lambedores e a gente tomava e era 'pei bufo', ficava bom com isso.
Cumaru (2) - Usa-se a casca dele para inalação. Se você está com dor de cabeça, com sinusite, faz a inalação dele com a canela-do-mato para justamente destilar o catarro. É o remédio que a gente faz. Você inala, lava o rosto e toma um gole daquela água serenada. É um santo remédio para sinusite.
Pepaconha (2) e Batata-de-purga - São utilizadas para matar vermes, giárdia, parasitas do intestino. Não pode tomar muito se não vira veneno.
Catanduba e Catingueira - Da casca se faz remédio para expectorar.
Sensitiva - É utilizada contra picada de cobra, para todas as cobras. Retira-se a entrecasca de um pedaço do caule, de aproximadamente um palmo e uma polegada de diâmetro, para se fazer o remédio.
Jaramataia - A folha é medicinal, as pessoas usam para controlar o colesterol. Pega-se a folha, quebra, coloca em 1 litro d'água e, quando fermenta, que solta o sumo, bebe a água.
Quíxabeira - A casca é medicinal para pancada e quebra de ossos. Inclusive a medicina já reconhece e passa para fraturas dos ossos. Tira a casca dela, machuca e bota de molho para beber o sumo da casca.
Marmeleiro - Se você comeu de noite, e o comer lhe fez mal (a gente aqui chama de indigeste), você mede um palmo do caule do marmeleiro maduro, tira a casca preta e raspa a entrecasca. Bota um pouquinho na boca e mastiga. Amarga um pouco, porque é esse amargo dele que faz com que você vomite.
Mufumbo - É diurético. Se você está com dor nas urinas, então você toma a água da raiz do mufumbo justamente para desobstruir as pedras renais para urinar bem, quando você está com privação de urina.
Aroeira - É cicatrizante. Você tira a casa da aroeira para fazer a água para lavar o corte. Botar a entrecasca para secar, para fazer o pó para colocar em cima da ferida.
Pinhão - O leite do pinhão é bom para picada de cobra. Uma colher de sopa é suficiente para o ser humano. Não precisa nem tomar soro. Na luta do tejo com uma cobra venenosa, quando o tejo é picado pela cobra, ele corre para o pé de pinhão, morde o caule, chupa o leite e volta para continuara luta.

Um comentário:

  1. conheço algumas plantas, outras não conheço, pois gostaria que tivesse fotos das plantas

    ResponderExcluir