Elói Justo da Fé


Nos idos de 1986, ocorreu o primeiro contato entre o Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com os moradores da Lagoa do Piató. Comunicados de que uma pesquisa científica se iniciaria para ser escrita a hustória daquele lugar junto com eles. De imediato disse Chico Lucas que um poeta da Lagoa já tinha escrito essa história.  Imediatamente, teve-se  inicio uma verdadeira expedição ao centro comercial do bairro do alecrim em Natal, liderada pela professora Ceiça, que munida de algumas pistas dadas por Chico Lucas, partiu em busca do escritor; Seu Elói Justo da Fé que presenteou com o único exemplar que guardara a sete chaves. O folheto, desgastado, trazia no papel as marcas amareladas pelo tempo.
Em 1988 foi publicado, pela segunda vez, este pequeno livro. Lançado na Lagoa do Piató ele foi distribuído pelas comunidades.
Em 2006, 16 anos depois, saiu a terceira edição de História e Potência da Lagoa Piató. A artista plástica Elisa Paiva foi a responsavel pelo desenho da capa, e a professora Josineide Oliveira, pelo financiamento dessa edição. 

"Esperamos que as pessoas da Lagoa, lendo a sua história, se sintam homenageadas."
                                                                     (GRECOM/ UFRN)

www.ufrn.br/grecom
grecomufrn@yahoo.com.br



Oh, Deus com o seu poder
Que faz do pequeno maior
Fazei que eu puxe a memória
Como peixe no anzol
Para eu versar a potência
Da Lagoa do Piató.



Nenhum comentário:

Postar um comentário